No âmbito da 8ª edição do Festival do Livro Infanto-juvenil, a Associação Kulemba vai realizar, nos dias 18 e 21 de Junho, concursos de declamação de poesia e de debate, envolvendo alunos de escolas públicas da cidade da Beira.
O concurso de declamação de poesia, que é dirigido a alunos da 7ª à 9ª classe, tem como propósito despertar o interesse pela leitura, incentivar a sensibilidade poética e promover a valorização da Literatura Moçambicana por meio da interpretação expressiva de poemas que abordem as temáticas da liberdade, resistência e identidade, exclusivamente de autores nacionais com obras publicadas.

Já com o concurso de debate, que envolverá alunos da 11ª e 12ª classe, pretende-se fomentar o pensamento crítico, a cultura de argumentação e a expressão oral entre os jovens, desafiando-os a debater temas previamente definidos pela organização, relacionados com cidadania, liberdade, justiça social, identidade e juventude.
As duas competições estão estruturadas em três fases: escolar, zona e fase final, envolvendo as zonas da Manga (Manga-Loforte, Inhamízua e Nhangau) e da Baixa (Chiveve e Munhava), e culminarão com a final no dia 21 de Junho, às 14 horas, na Escola Secundária Samora Moisés Machel.
Os participantes serão avaliados por um júri idóneo, com base em critérios como expressividade, fidelidade ao texto, domínio de palco e originalidade, sendo distinguidos com prémios como um laptop, vouchers monetários, certificados de menção honrosa, camisetes e sacolas oficiais do FLIK 2025.






